Suporte ao Professor
Preparar
Será preparada, em 20 minutos, a base de deslocamento do robô em cartolina e, em 40 minutos, a montagem do robô com partes básicas para realização de movimentos. Depois os alunos terão 30 minutos, em trios, para pensar em ideias de como o robô poderá percorrer a trajetória de forma simples, por meio de uma programação simples, com base nos estudos matemáticos realizados em casa. Logo após, terão 30 minutos para prepararem a programação no aplicativo do SPIKE™ Prime.
Material do Aluno
O aluno precisará de cartolina, régua e pincel para confeccionar a base de deslocamento do robô, onde terá o percurso e indicações de como percorrer o pentagrama.
Envolver
Comece a aula estimulando a curiosidade dos alunos, pergunte:
- Vocês sabem o que é um pentagrama?
- Sabem desenhar um pentagrama perfeito?
- Como a matemática pode nos ajudar a fazer um pentagrama perfeito?
Depois, diga que nessa aula faremos o cálculo e desenho de um pentagrama que servirá de rota para o robô, então proponha que eles pensem em soluções surpreendentes para que o robô percorra esse trajeto.
--
Explorar
Peça aos alunos que, em uma cartolina, façam o desenho do percurso que o robô deverá percorrer. Lembre-os que a forma deve ser geométrica e que isso os ajudará na compreensão e resolução do problema. Depois oriente os alunos que construam seus modelos, determine um tempo máximo para a montagem.
--
Explicar
Peça aos alunos que expliquem suas montagens e programação. Faça perguntas como:
- Por que e como vocês utilizaram os sensores?
- Como vocês fizeram a programação?
- Por que vocês escolheram utilizar esses blocos de programação?
- O Seu robô conseguiu percorrer o trajeto?
Deixe que os alunos respondam e demonstrem suas teorias e pontos de vista. Isso auxiliará no desenvolvimento de habilidades comunicativas.
--
Elaborar
Proponha aos alunos um novo desafio, peça para eles criarem um novo percurso geométrico, eles deverão criar algo original que amplifique o conhecimento adquirido na primeira atividade. Caso haja tempo, você poderá pedir que eles relacionem o novo percurso a problemas reais, apresentando soluções inovadoras.
--
Dicas para o professor
Os alunos poderão fazer esboços no caderno sobre ideias de implementação e cálculos matemáticos que viabilizem toda a operação.
Diferenciar
Você poderá trabalhar temas como trânsito, percurso, rotas e GPS. Busque explorar situações cotidianas, a fim de engajar os alunos na busca de novas soluções.