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SP-023

SPIKE Prime

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30-45 min

6 ao 9 ano

Iniciante

Percorrendo a distância

Programe um Rinoceronte para iniciar e parar antes que ele atinja alguma coisa.

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos irão:

Utilizar estimativa para avaliar distâncias
Utilizar descobertas de testes e raciocínio dedutivo para melhorar um programa

Preparar

Faça a leitura do material do estudante no aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Caso você ache necessário, planeje uma aula usando o guia de introdução no aplicativo. Isso ajudará seus alunos a se familiarizarem com o SPIKE™ Prime LEGO® Education.

Material do Aluno

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Envolver

Inicie uma discussão sobre como seus alunos normalmente aprenderiam como usar algo novo.

  • Eles iriam ler o manual do usuário?
  • Eles iriam utilizar um guia rápido de introdução?
  • Eles iriam apenas mexer no objeto até que conseguissem alguma coisa?

 

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Explorar

Coloque seus alunos para trabalhar em duplas para construir o modelo de rino.

  • Solicite que eles programem o rinoceronte para se deslocar um metro, parando o mais próximo possível de uma peça LEGO na vertical sem tocá-la.
  • Faça com que cada dupla de alunos posicione seu rino a um metro da peça LEGO, execute o programa e veja como eles se saem.
  • Incentive-os a registrar seus cálculos para que possam consultá-los depois, nos dois próximos desafios.

Montagem Simultânea
Este modelo pode ser construído em duas partes.

  • Parte A: o corpo do Rinoceronte
  • Parte B: a cabeça do Rinoceronte

Para limitar o tempo de construção, você pode fazer toda esta lição, exceto o desafio final usando apenas o corpo (uma base motriz simples).

 

Programação

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Explicar

Discuta métodos diferentes para calcular como fazer o rino parar exatamente a um metro da sua posição inicial.

Desafie seus alunos a utilizarem seus cálculos existentes para recalcular os valores do seu bloco de programação para fazer o rino parar a uma distância de 120 cm.

Permita apenas um teste para este desafio. A circunferência da roda é um conceito importante nesta aula. A roda que você estará usando tem um diâmetro de 5,6 cm e percorre uma distância de 17,6 cm por rotação.

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Elaborar

Faça com que seus alunos programem o Sensor de Força no nariz do rino para parar os motores quando ele atingir uma “parede” de peças.

Peça que seus alunos expliquem a diferença entre parar em um objeto usando cálculos e usando um sensor.

Não se esqueça de reservar um tempo para a organização.

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Avaliar

Forneça feedback sobre o desempenho de cada aluno.

Você pode utilizar a rubrica de avaliação fornecida para simplificar o processo.

 

Lista de Observações do Professor
Crie uma escala que combine suas necessidades, por exemplo:

  1. Concluído parcialmente
  2. Concluído completamente
  3. Além do esperado

Utilize os seguintes critérios de sucesso para avaliar o progresso dos seus alunos:

  • Os alunos trabalharam em equipe para atingir um objetivo comum.
  • Os alunos trabalharam para tornar todos os membros da equipe contribuidores mais eficazes.
  • Os alunos trabalharam para ajudar cada membro da equipe a alcançar novos objetivos.

Autoavaliação

Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.

  • Azul: Trabalhamos em equipe e solucionamos os desafios juntos.
  • Amarelo: Trabalhamos em equipe para solucionar os desafios e encorajamos todos a serem bem-sucedidos.
  • Roxo: Trabalhamos em equipe para solucionar os desafios, encorajamos todos a serem bem-sucedidos e alcançamos novos objetivos.

Avaliação por Pares
Incentive seus alunos a dar feedback aos outros pedindo que:

  • Avaliem o desempenho uns dos outros usando a escala de blocos coloridos acima.
  • Apresentem feedback construtivo uns aos outros para aumentar o desempenho do grupo durante o próximo projeto.

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Dicas para o professor

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades em linguagem e literatura:

  • Desafie seus alunos a criarem argumentos para defender a forma mais eficiente de calcular os valores do bloco de programação.
  • Ao final da aula, peça a cada aluno para explicar seu método escolhido para a turma.

Observação: Isto tornará a aula mais longa.

 

Nesta aula, você já estará explorando conceitos fundamentais de matemática, como:

  • Estimar distâncias
  • Usar Pi x D para calcular a circunferência da roda

Para adicionar outro elemento de matemática:

  • Peça a seus alunos para criarem uma tabela de valores para coletar a rotação da roda e a distância percorrida.
  • Desafie seus alunos a usar esta tabela para prever o número de rotações da roda necessárias para percorrer uma distância específica (por ex., 2,5 metros, 400 cm, 3500 mm).

Observação: Isto tornará a aula mais longa.

 

Diferenciar

Simplifique esta aula:

  • Substituindo uma distância que corresponda a um múltiplo de rotações completas da roda:
    ▷ Dado um diâmetro da roda de 5,6 cm e uma rotação da roda cobrindo 17,6 cm, são necessárias 5 rotações para chegar a 88 cm.
  • Encorajando seus alunos a trabalharem com rotações ao invés de segundos, mesmo que eles se sintam confortáveis com os segundos. Isso irá aumentar a precisão do movimento da base motriz deles, pois as rotações (ou graus) não estão relacionadas à velocidade dos motores.

Leve esta aula ao próximo nível:

  • Pedindo que seus alunos alterem a velocidade do rinoceronte para 25% ao invés de 75%. Observe suas reações!
  • Desafiando seus alunos a usar rodas menores. Observe com que rapidez eles solucionam o desafio.
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