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BME-009

BricQ Motion Essential

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30-45 min

1 ao 2 ano

Intermediário

Corrida de Carro de Empurrar

Construa um lançador de molas e um carro com freio removível para explorar as forças de empurrar e puxar e os efeitos do atrito.

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos vão:
-Explorar e explicar como a força e o atrito podem alterar a velocidade de um objeto e afetar a distância que ele vai percorrer numa corrida de carro de empurrar

Preparar

Revise o material online dos alunos. Use um projetor para compartilhar esse material com seus alunos durante a aula.
Certifique-se de ter abordado os conceitos relevantes (p. ex., empurrar, puxar, atrito, medir distâncias) em uma aula anterior.
Prepare uma pista de corrida abrindo um espaço em uma superfície lisa de pelo menos 1 metro de comprimento sobre a qual os alunos possam testar seus carros. Use fita adesiva para marcar a linha de partida.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para sugestões.

Material do Aluno

Planilha do Aluno

Baixe, visualize ou compartilhe como uma página HTML online ou um PDF para imprimir.

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Envolver

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Antes de mostrar o vídeo, faça estas perguntas:Como você pode fazer com que um carro se mova sem usar motor?
    Você já ouviu falar de alguma corrida de carro de empurrar?
  • Assista ao vídeo do aluno aqui ou acesse-o através do material online dos alunos.

Vídeo

 

  • Promova uma discussão sobre as forças que os alunos notaram na corrida de carro de empurrar no vídeo.
  • Se os alunos precisarem de um pouco de orientação, ajude perguntando:O que fez os carros se moverem rápido ou devagar? Força de empurrar, elevações, atrito.
    O que aconteceria se as pessoas soltassem seus carros? Eles continuariam andando.
    O que pode desacelerar um carro? Um freio, atrito.
  • Diga aos alunos que eles vão construir um carro de empurrar e um lançador a mola.
  • Distribua um conjunto a cada grupo.

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Explorar

(Pequenos Grupos, 25 Minutos)

  • Faça com que os alunos trabalhem em pares e construam o modelo de Carro de Empurrar. Diga-lhes para se revezarem: um parceiro procura os blocos enquanto o outro constrói, trocando de papéis depois de cada etapa ter sido concluída.
  • Você pode encontrar ajuda para construir na seção Dicas abaixo.
  • Quando os alunos tiverem terminado de construir, faça com que as equipes coloquem seus lançadores na linha de partida.
  • Diga aos alunos para medirem a distância percorrida toda vez que lançarem seus carros. Eles podem usar uma trena ou instrumentos que possam medir.
  • Dê aos seus alunos estas instruções para o desafio-teste:Empurre ou puxe a mola para a frente e segure-a. Destaque que isso retrai a mola e altera sua forma.
    Coloque o carro ao lado da Minifigura.
    Dica: O carro vai mais longe se você o retrair, de modo a tocar o bloco amarelo de empurrar antes de você soltar a mola. Faça essa demonstração para seus alunos.
    Solte a mola e faça o carro andar.
    Tente empurrar com o freio amarelo acionado, depois remova-o e veja até onde o carro vai sem o freio.
    Meça 3 vezes com o freio acionado, e 3 sem freio. Coloque outra Minifigura com uma bandeira quadriculada no ponto de parada do carro após cada teste. Se a distância anterior for superada, mova a Minifigura para marcar o novo ponto de parada; caso contrário, deixe-a onde está.
  • Os alunos podem registrar os resultados de seus testes na Planilha do Aluno (Suporte ao Professor - Recursos adicionais)

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Explicar

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Reúna os alunos para compartilhar o que eles construíram.
  • Faça perguntas, como:O que você notou sobre como o freio afetou a distância percorrida pelo carro?
    Explique que o freio faz força contrária à roda do carro e o desacelera.
    O chão também faz força contrária à roda. Essas forças são chamadas de “atrito”.
    Por que você acha que o carro andou mais longe em alguns testes quando em comparação com outros?
    O que você notou sobre empurrar enquanto força?
  • Faça com que os alunos olhem para as setas no lançador.Por que há duas setas no lançador?
    O que elas indicam? (ou seja, empurrar/puxar)?
  • Para explicar melhor o atrito, faça com que seus alunos acenem com as mãos no ar. Explique que isso é fácil porque há pouco atrito. Depois peça-lhes para arrastarem suas mãos pela mesa. Explique que quanto mais fortemente eles empurrarem para baixo, mais difícil será mover as mãos. Isso se deve ao fato de haver atrito alto. O freio num carro funciona dessa mesma forma.

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Elaborar

(Toda a classe, 10 minutos)

  • Peça aos seus alunos que alinhem todos seus lançadores e façam uma corrida de carros de empurrar. Qual carro vai mais longe? Por quê?
  • Dê tempo para os alunos desmontarem seus modelos, arrumarem as peças de volta nas bandejas e limparem suas estações de trabalho.

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Avaliar

(Continuamente durante toda a aula)

  • Faça perguntas “por que” e “como” durante a aula para fazer seus alunos pensarem sobre os conceitos com os quais estão trabalhando.
  • Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões de resolução de problemas que tomaram durante a construção dos seus modelos.

Lista de Observações

  • Meça a proficiência de seus alunos pedindo para descreverem de que maneira as diferentes forças afetam como um maior empurrão ou puxada aceleram ou desaceleram as coisas.
  • Crie uma escala que corresponda com suas necessidades, por exemplo:Precisa de ajuda adicional
    Pode trabalhar de forma independente
    Pode ensinar os outros

Autoavaliação

  • Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Verde: Acho que consigo descrever o que “empurrar” e “puxar” significam.
    Azul: Sei que consigo descrever o que “empurrar” e “puxar” significam.
    Roxo: Consigo descrever o que significam “empurrar” e “puxar” e também consigo ajudar um amigo a entender.

** Avaliação por Pares **

  • Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em conjunto.
  • Incentive-os a usar expressões como:Eu gostei quando você...
    Eu gostaria de saber mais sobre como você...

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Dicas para o professor

Dicas de modelo

  • Esse é um modelo desafiador. Se você vir os alunos cometendo erros, aponte-os para que eles não se acumulem à medida que avançam. A maioria dos alunos deve, pelo menos, ter o lançador construído em 20 minutos. É melhor parar os alunos depois de 20 minutos, de modo a dar-lhes tempo para testar. Se eles ainda não tiverem acabado de construir o carro, eles podem empurrar um marcador ou uma bolinha de papel.
  • Antes da aula, construa esse modelo você mesmo*(a)*. Guarde-o para exemplificar e esclarecer aos seus alunos como os modelos devem funcionar.
  • Ao lançar o carro:Um dos dois deve puxar para a frente a seta amarela e segurar o lançador.
    O segundo parceiro coloca o carro ao lado da Minifigura. Para maximizar a transferência de energia, certifique-se de que o carro está em contato com o bloco que vai empurrá-lo.
    Solte a mola para lançar o carro.

Diferenciar

Simplifique esta aula:

  • Faça com que os alunos pratiquem empurrando apenas a base do carro, sem a caixa amarela

Aumente a dificuldade:

  • Desafie seus alunos a reconstruírem o lançador, mudando o local da mola, para ver se melhora o desempenho (ou seja, será mesmo que o lançador precisa de uma mola?)
  • Desafie seus alunos a projetarem carros novos que vão ainda mais longe

Extensão

(Observação: Isso exigirá tempo adicional.)
Para incorporar o desenvolvimento de habilidades matemáticas, faça com que seus alunos usem diferentes unidades de medida para registrar a distância que o carro percorre e fazer a comparação. Eles podem, por exemplo, medir até onde o carro anda em blocos LEGO®, pinos LEGO, sapatos ou outra unidade criativa de medida.

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